Veterinário é eleito vice-presidente da Comissão do Codex Alimentarius

18/07/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:55am

18 de julho 2014 –  Um médico veterinário brasileiro vai assumir a vice-presidência da Comissão do Codex Alimentarius (CAC), que,  através de suas normas, diretrizes e códigos de práticas alimentares, tem a finalidade de proteger a saúde da população, assegurando práticas equitativas na produção e no comércio internacional de alimentos. Guilherme Antonio da Costa Júnior foi eleito para o posto com 134 votos de representantes de 169 países presentes na 37ª Reunião da CAC, realizada em Genebra, nesta semana. Também concorreram ao cargo candidatos do Japão, Egito e Mali. 

Desde 1981, Guilherme da Costa é fiscal federal agropecuário do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele já foi coordenador-geral de Assuntos da Organização Mundial do Comércio (OMC)  na Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Mapa, e, por quatro anos, adido agrícola da Delegação Permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e demais organizações internacionais sediadas em Genebra. 

Criado há 53 anos, o  Codex Alimentarius é um programa conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS),  cujas normas são referência global para consumidores, produtores e processadores de alimentos, agências nacionais de controle de alimentos e comércio internacional de alimentos.

Para mais informações sobre o Codex Alimentarius, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do Mapa